Cidadeverde.com
Cidades

Ipiranga do Piauí recebe edição do Projeto Quitanda Virtual

Imprimir

O Projeto Quitanda Virtual, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), teve sua primeira edição realizada no município de Ipiranga do Piauí neste sábado (12). O evento ocorreu na Praça Coronel Joaquim Rufino e reuniu quatro grupos de produção: comunidades São José dos Cocos, Tabocas, Tabuquinha e Amor Jardim.

O objetivo do projeto é fortalecer a comercialização da agricultura familiar, gerar renda para as famílias e estimular a alimentação saudável pela população piauiense. A próxima Quitanda Virtual em Ipiranga ocorrerá no dia 9 de abril (sábado).

De acordo com a superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, trata-se de estratégia de comercialização que surgiu após a pandemia. “Os clientes entram em contato direto com os agricultores e agricultoras familiares por meio do WhatsApp, fazem a encomenda prévia dos produtos, providenciam o pagamento via transferência bancária ou PIX e retiram no local combinado. Com isso, promovemos a venda e respeitamos os protocolos de saúde por conta da pandemia da Covid-19”, explica.

Ainda segundo Liz, a oferta de produtos da agricultura familiar do município foi surpreendente e superou as expectativas. “Aproximadamente 80 cestas foram comercializadas hoje aqui em Ipiranga. Além disso, houve muita procura no dia do evento e, sabendo disso, combinamos previamente com os agricultores, que trouxeram produtos além da conta. Estamos felizes, pois a população abraçou o projeto”, avalia.

Para a agricultora Antônia Dias, presidente da Associação de Mulheres Organizadas Amor de Ipiranga, a iniciativa trouxe esperança de aumentar as vendas. “Aqui a gente produz verduras, como cheiro verde, alface e coentro, ovos caipiras, além de produtos do beneficiamento do buriti, como doces e azeite. O que acontece é que nem sempre conseguimos vender o excedente, e a Quitanda Virtual chegou para contribuir e aumentar as nossas vendas. Esse é o nosso desejo”, conta.

A Quitanda Virtual no município de Ipiranga conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR), da Prefeitura Municipal de Ipiranga, do Conselho Territorial de Desenvolvimento Vale do Sambito. Além do apoio da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e do Emater.

Da Redação

Imprimir