Cidadeverde.com

Angical realiza licitação de iluminação, energia solar e telecomunicações

Imprimir

Foto: reprodução

Angical do Piauí é a primeira cidade do estado com menos de 10 mil habitantes a implantar um projeto de Cidades Inteligentes. Nesta segunda-feira (14) acontece a licitação para a parceria público privada, que conta com três concorrentes. A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), elaborou os estudos de viabilidade e está acompanhando todo o processo da PPP municipal.

O objetivo do projeto é tornar mais eficientes os serviços de iluminação pública, de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal. "Elaboramos os estudos junto ao IPGC e temos dado todo o suporte para a prefeitura contratar a PPP. A licitação tem três concorrentes; é uma procura significativa e mostra que o mercado se interessou pelo projeto. Isso atesta a credibilidade do Programa", explica a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Além de internet para todos os prédios públicos, a PPP prevê a disponibilização de oito pontos de Wi-Fi público para a população, visando a democratização do acesso, e 11 pontos de videomonitoramento para oferecer mais segurança para o município. Angical será a primeira cidade do Piauí a ser completamente monitorada com cercamento eletrônico e com um Centro de Controle e Operação para trabalhar no acompanhamento dessas imagens do sistema de vigilância de forma rotineira, monitorando a cidade em tempo real e auxiliando no trabalho das forças de segurança.

A partir da substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED haverá uma redução no gasto com iluminação pública, além de garantir uma valorização do espaço urbano com maior aproveitamento do ambiente noturno, oferecendo mais segurança e interação social. O projeto prevê, ainda, a geração de energia fotovoltaica, através de instalação de placas solares nos telhados de prédios públicos, reduzindo o custo com energia predial do município e garantindo a adoção de uma fonte renovável de energia que possibilita menor geração de gases poluentes no meio ambiente.

Essa PPP é resultado do trabalho da Suparc, através do Programa Piauí Cidades Inteligentes, onde os municípios assinaram acordos de cooperação técnica para receberem suporte para estruturação dos estudos de viabilidade técnica, econômico financeira, modelagem licitatória e apoio à contratação dos projetos. O Piauí é o primeiro estado a desenvolver um programa de assessoria para PPPs em âmbito municipal, com o objetivo de oferecer infraestrutura e atrair recursos para a otimização dos serviços públicos em cidades de menor porte.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: angicalppp