Cidadeverde.com

Imepi fiscaliza distribuidoras de gás de cozinha em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/Imepi

Distribuidoras de gás de cozinha são alvos de uma fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) nesta quarta-feira (16), em Teresina. A ação tem como objetivo identificar irregularidades relacionadas a venda do produto, como peso e qualidade dos botijões que são repassados ao consumidor. 

O diretor geral do Imepi, Maycon Monteiro, explica que diversos aspectos são observados pelos fiscais durante a ação. “Todo e qualquer botijão de gás, na nossa fiscalização, é analisado o aspecto físico. Ele não pode estar muito amassado. Em todo e qualquer botijão, o peso da tara também tem que estar demonstrado de forma visível. Na nossa fiscalização, observamos o aspecto quantitativo”, explicou. 

O diretor do Imepi ainda destaca que o botijão precisa ter obrigatoriamente 13 quilos de conteúdo. A pesagem do produto é feita a partir da subtração da tara,  que é o peso do recipiente. 

“Um botijão como esse, que é o mais utilizado no dia a dia, tem que ter 13 quilos de produto. Existe uma tolerância de 350 gramas. Então, o botijão tem que ter os 13 quilos ou estar dentro da tolerância”, destacou. 

A fiscalização do Imepi ocorre dias  após o aumento de 16% no preço do gás de cozinha anunciado pela Petrobras. Com o aumento, o preço do botijão em Teresina já ultrapassa a marca dos R$ 140. 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais