Cidadeverde.com

Tuberculose: Morte por co-infecção com HIV cresceu quase 9% desde 2015

Imprimir






A tuberculose é uma das 10 principais causas de morte no mundo. Nesta quinta-feira (24), é o dia mundial de combate à doença que é contagiosa e comete, principalmente, os pulmões, assim como a Covid-19. Estudos mostram que a associação das duas apresentam altos índices de mortalidade, já que pessoas com tuberculose pulmonar são mais suscetíveis à infecção, especialmente em pessoas convivendo com o HIV.

No Piauí, foram registrados 674 novos casos de tuberculose somente no ano passado e a morte por co-infecção com o HIV cresceu quase 9% desde 2015. Por isso, a importância para o diagnóstico precoce, o tratamento e prevenção.

Segundo Ivone Venâncio, supervisora de tuberculose da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), os sintomas da tuberculose são semelhantes ao da Covid-19 e faz um alerta para a importância do diagnóstico precoce e prevenção.

"Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse por mais de três semanas, perca de peso, febre mais ao entardecer, mas também existem outras patologias que culminam para outro problema, como a Covid-19. Essa é uma doença que chegou e tem uma similaridade com a tosse e os profissionais alertam para a prevenção que é o uso da máscara”, explicou.


Foto: Fiocruz


Tratamento longo

A especialista faz ainda um alerta sobre o tratamento. De acordo com ela, pacientes que apresentam melhora no início acabam abandonando a medicação, mas isso representa um risco já que a cura só vem com o tempo.
 
“O tratamento é gratuito pelo SUS e vale alertar que não é um tratamento curto porque essa é uma doença crônica que leva pelo menos seis meses de tratamento. Na maioria dos casos, com 15 dias de medicação o paciente já se sente praticamente curado, mas isso dá uma falsa impressão de cura podendo ter o aumento de resistência medicamentosa”, esclarece.


Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais