Cidadeverde.com

Grupo realiza evento para discutir efeitos do encarceramento em massa no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Frente Estadual pelo Desencarceramento realiza, neste sábado (26), o primeiro encontro para discutir questões relacionadas ao sistema carcerário do Piauí. De acordo com a advogada Bruna Soares, professora da UESPI e uma das articuladoras do grupo, um dos aspectos discutidos será o índice de pessoas presas provisoriamente. “Ainda temos taxas altas de pessoas sem julgamento definitivo no sistema prisional estadual”, disse ao Cidadeverde.com.

Durante o evento, que será realizado ao longo de todo o dia no Memorial Esperança Garcia, localizado na avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina, serão abordados outros diversos aspectos relacionados sobre a situação da comunidade carcerária no estado, como o combate a tortura e defesa dos direitos fundamentais, tanto aos presos como aos seus familiares. 

"O objetivo desse encontro é, para além de promover uma organização dessas pessoas, junto com o movimento pelo direitos humanos e as instituições responsaveis, visa tambem a discussão sobre todas essas questões fundamentais sobre a prisão no estado no Piauí, como o próprio combate a tortura, a defesa de direitos fundamentais, junto a população impactada diretamente pelos efeitos do encaceramento em massa", explica a professora.

Apesar de pontuar alguns pequenos avanços na política carcerária estadual, a advogada ressalta que mesmo com as melhorias registradas nos últimos meses, ainda há muitos pontos que precisam de transformações, como os constantes relatos e denúncias de torturas, maus tratos e má alimentação nos presídios piauienses.

“Isso tem avançado um pouco mas não podemos dizer que está pacifico e tranquilo dentro do sistema prisional piauiense. Ainda existem muitas reclamações em torno do tratamento dado às visitas. Às famílias ficaram muito tempo sem se comunicar com seus parentes presos. Isso  vem sendo resolvido nos últimos meses, mas não está da melhor forma”, frisa a professora.

A expectativa é que ao final do fórum, que faz parte de uma mobilização nacional em outras 18 unidades da federação, o resultado das discussões relacionadas aos aspectos mais locais e regionais sejam encaminhadas para um encontro nacional das Frentes Estaduais pelo Desencarceramento, que será realizado posteriormente. 

 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais