Cidadeverde.com
Geral

Teresina inicia flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados nesta segunda-feira

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O uso de máscaras em ambientes fechados não será obrigatório em Teresina a partir desta segunda-feira (28), quando se inicia a 4ª etapa de flexibilização de medidas sanitárias de enfrentamento a Covid-19 na capital, iniciado no último dia 14 de março.

A decisão, que libera os frequentadores de espaços como escolas e academias do uso do item de segurança, leva em consideração os indicadores epidemiológicos do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município, que mostram maior controle da doença na capital. 

“Saímos da etapa da obrigatoriedade, da exceção, justificada pela indisponibilidade de vacina à época e pelo risco de colapso do sistema de saúde de mortandade inestimável e entramos, agora, na etapa da recomendação. Saímos da fase de altíssimo risco coletivo para uma fase de gestão de risco individual”, afirma o virologista Marcelo Adriano.

Apesar da flexibilização total, o uso de máscaras permanecerá obrigatório para teresinenses com sintomas da doença, que tenham testado positivo ou tenham entrado em contato com alguém diagnosticado com o coronavírus.

Além disso, recomenda-se o uso do item de proteção individual para pessoas com maior risco para desenvolver quadros mais graves da Covid-19, indivíduos que sigam alguma indicação médica ou qualquer cidadão que assim o deseje. 

“As principais barreiras de proteção que o município dispõe são a vacinação e o monitoramento intensivo, sensível, constante e responsável dos indicadores epidemiológicos em um serviço de vigilância em saúde técnico, cientificamente embasado, eficaz e ágil,  capaz de responder às mudanças de cenário em tempo oportuno”, conclui o médico.

Estado

No sábado (26), foi publicado no Diário Oficial do Piauí o decreto do governador Wellington Dias (PT) liberando o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, em todo o estado. Assim como em Teresina, a flexibilização foi aprovada por unanimidade após reunião realizada pelo COE estadual na última sexta-feira (25), após análise dos dados sobre a Covid-19 nos municípios piauienses.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

 

Breno Moreno
[email protected]

Imprimir