Cidadeverde.com

PM nega recurso e mantém afastamento de ex-policial acusado de matar idoso no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O coronel Lindomar Castilho, comandante da Polícia Militar do Piauí, negou recurso e manteve o afastamento do ex-soldado Gerson Ferreira Ponte, que é acusado de matar um idoso, ameaçar policiais e atirar em uma vítima. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Piauí, de 29 de março.

O afastamento do soldado foi determinado após ser aberto um processo disciplinar em que ele foi alvo de três casos envolvendo crime de transgressões graves. 

O primeiro ocorreu em 2018 após atirar em uma pessoa, que ficou ferida. A segunda ocorreu em 2020 quando estava em uma festa e foi preso em flagrante após xingar e ameaçar alguns policiais. O terceiro caso foi o mais grave, em janeiro de 2021, ele é acusado de atirar e matar o idoso Antônio Francisco Alves da Silva, de 65 anos, após uma discussão em um bar.

Em fevereiro deste ano, no relatório final, a comissão acabou se manifestando pela permanência do soldado na Polícia Militar, com a aplicação de uma punição, mas o comandante Lindomar Castilho discordou do posicionamento e julgou procedente as acusações, determinando o afastamento de Gerson Ferreira Ponte dos quadros da PM.

O ex-policial ingressou com um recurso administrativo, mas na decisão o comandante afirmou que não foi apresentada qualquer prova nova que pudesse afetar a decisão de afastamento. Destacou ainda que não existe necessidade de esperar o julgamento na Justiça, pois se trata de um processo administrativo.

“Na seara da Administração, é apurado, e se o caso, punido o militar que pratica conduta que viole os princípios e valores policiais militares, independente de qualquer crime que tenha praticado na seara penal, e tem a finalidade de aplicar sanção disciplinar, inclusive as de caráter exclusório. Ambas têm natureza jurídica absolutamente distintas”, explicou o comandante na decisão.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais