Cidadeverde.com

Padre Tony Batista toma posse na Academia Piauiense de Letras nesta sexta

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O padre Tony Batista é o mais novo imortal da Academia Piauiense de Letras (APL), e tomará posse em solenidade intimista realizada na noite da próxima sexta-feira (01), no auditório Dom Avelar Brandão Vilela (Bairro de Fátima). Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina e diretor da Ação Social Arquidiocesana (ASA), o padre passa a ocupar a cadeira de número 22, que pertenceu ao desembargador Nildomar Silveira. 

O religioso é filósofo e teólogo, com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e entusiasta da cultura e da comunicação. Entre seus escritos se destaca o livro Memórias de Um Peregrino, onde relata as suas experiências na Terra Santa. 

Para o padre, muito além de uma conquista pessoal, a homenagem é um reconhecimento do papel da Igreja na formação da identidade e da cultura piauiense. 

“A Academia é uma das instituições mais importantes e mais sérias do Piauí. É um grupo de homens e mulheres de alto conceito, gabarito, conhecimento cultural, que são uma grande referência da nossa cultura. Então eu entro, mas não entro só, pois é como se eu fosse acompanhado por muitos irmãos padres que não apenas passaram por lá, mas que foram patronos e fizeram história na instituição”, afirmou. 

Pe. Tony tem 75 anos e é natural da cidade de São Pedro do Piauí. Além da sua formação religiosa, o sacerdote também possui especialização em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago (Chile) e é reconhecido por muitos como um notório orador.

É dele a criação da Caminhada da Fraternidade, evento que é patrimônio cultural e imaterial do Piauí, e que anualmente arrasta uma multidão de pessoas para as ruas de Teresina, em prol dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja.

Como comunicador, o religioso tem participação diária na programação da Rádio Pioneira de Teresina, que é mantida pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, onde ocupa a função de presidente, e tem um quadro semanal no programa Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde. Padre Tony também possui um canal no YouTube e no Spotify onde apresenta semanalmente reflexões e orientações espirituais.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Tony Batista