Cidadeverde.com

Sintetro prepara levantamento sobre situação de trabalhadores em empresas de ônibus

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Trânsito e Transportes Rodoviários (Sintetro) informou ao Cidadeverde.com nesta sexta-feira (1º), que tentará um novo encontro com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut)  e Prefeitura de Teresina para apresentar um levantamento dos trabalhadores ativos nas empresas de ônibus e apresentar ideias para por fim a greve dos ônibus em Teresina.

Durante entrevista ao Jornal do Piauí na quarta-feira (30), o secretário municipal de Finanças, Robert Rios afirmou que algumas empresas de ônibus recebem o repasse da Prefeitura mesmo sem prestar serviço à população.

“Quando a Prefeitura começa a repassar dinheiro para as empresas, muitas tiram os ônibus. Então como ela se remunera? Quando a Prefeitura manda R$ 1,2 milhão eles fazem rateamento daquele dinheiro e empresa que não tem nenhuma prestação de serviço entra na participação”, disse o secretário. 

De acordo com Antônio Cardoso, o objetivo desse levantamento é apontar trabalhadores que estão irregulares e atualizar os que já foram demitidos.  

“A gente está fazendo um levantamento total dos funcionários ativos nas empresas. Vamos enviar um ofício para o Setut, saber se eles recebem a gente, e tentar um nova conversa com o a Prefeitura e Strans”, explica o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.

O presidente do Sintetro reforçou ainda que a categoria segue em busca de negociações para encerrar a greve dos ônibus que já completa 12 dias nesta sexta (1º).

“As nossas ideias são positivas e a gente está buscando uma saída porque o sofrimento da população é grande, a gente ver a dificuldade da população, mas nós também não temos como trabalhar, porque a gente não tem nem como se alimentar”, ressalta.

A reportagem buscou contato com Setut sobre as declarações do secretário de Finanças, Robert Rios, e aguarda posicionamento do sindicato. 

Impasse

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou nesta quinta-feira (31) que não vai apresentar qualquer tipo de proposta para os trabalhadores do transporte coletivo, que estão em greve desde o dia 21 de março, até que a Prefeitura de Teresina se comprometa a passar mais recursos para o sindicato.

A desembargadora Liana Chaib e o desembargador Manoel Edilson, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), tentam agilizar um acordo, mas até o momento sem sucesso.

A Prefeitura de Teresina já apresentou uma proposta onde continuaria a manter o repasse para o Setut de R$ 1,2 milhão, além da possibilidade um aporte para o subsídio do diesel e até mesmo um repasse fixo para os trabalhadores do transporte coletivo, em valor não informado.

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais