Cidadeverde.com

Novo comandante da PM reúne coronéis e diz que tomará decisões em colegiado

Imprimir

Fotos: Renato Andrade 

O novo comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes reuniu na manhã de hoje (5) com os coronéis para apresentar o plano de ação para os nove meses de gestão. Foram convocados 21 coronéis, entre eles, duas mulheres, a Júlia Beatriz, da coordenadoria de gerenciamento de crise da PM e Elza Rodrigues, que chefia a relações públicas da corporação. 

Scheiwann informou que vai investir na polícia ostensiva de rua, na inteligência e tecnologia para combater a criminalidade no estado. Outra prioridade de sua gestão é avançar na polícia comunitária e trabalhar na defesa de uma cultura de paz e respeito a diversidade sexual, de gênero e etnia. 

O comandante admitiu que fará algumas mudanças e que tomará decisões ouvindo oficiais e de “forma colegiada”.

“Vamos fazer algumas mudanças, trabalhando com os perfis de coronéis em alguns setores para puder implementar o plano de ação”, disse o novo comandante que na tarde de hoje iria se reunir, desta vez, com os chefes dos batalhões de policiamento. 

Na parte da manhã, o comandante informou o motivo da reunião. “Vamos apresentar o plano de ação do comando, produzido por nós com o apoio de alguns oficiais e vamos apresentar para eles e, lógico, ouvir sugestão do alto comando de coronéis para colocar em prática as ideias que a gente vem divulgando na imprensa”.

Segundo o comandante, a determinação da governadora Regina Sousa é fazer um governo de continuidade, reforçar a polícia ostensiva e dar visibilidade na ação presencial junto à sociedade. Uma das ideias do governo é implantar o moto policiamento e usar policiais em bicicletas para levar segurança aos parques e praças como ocorre em outros estados. 

“As mudanças vamos definir com os coronéis. A princípio os batalhões ainda não terá mudança, vamos fazer um redirecionamento no alto comando dos coronéis e decidir coletivamente com eles. Na nossa gestão queremos priorizar a unidade de comando dos oficiais da Polícia Militar”, disse Scheiwann Lopes.

“Temos problema de efetivo, como toda a polícia tem, mas podemos otimizar usando a inteligência, com câmeras, redireciona a polícia para outras cidades, com inteligência e tecnologia, se consegue otimizar. Já sabemos as  manchas (locais de maior incidência de crimes) e vamos trabalhar com foco, na raiz dos problemas”.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais