Cidadeverde.com

Alepi terá sessão para lembrar vítimas de acidentes de trabalho

Imprimir
Terça-feira, 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho, será lembrado em Teresina com um café da manhã, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Sessão Especial na Assembleia Legislativa. Os dois atos terão a participação de integrantes do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho - Fepmat.

O café da manhã na porta da SRTE começa a partir das 7h30. Devem participar do evento trabalhadores que usam os serviços da repartição, auditores fiscais do Trabalho, representantes de sindicatos de trabalhadores e empregadores e do Fepmat. “É um momento para uma reflexão sobre um problema grave, que custa vidas e muito dinheiro público”, explica o auditor fiscal do Trabalho Francisco Luís Lima, presidente da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho.

Luis Lima afirma que o custo social e econômico dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho chega a cerca de 4% do PIB mundial. “No Brasil continua preocupante o número de acidentes do trabalho, com custo de mais de R$ 30 bilhões por ano”, informa Luís Lima.

O número de acidentes de trabalho no Piauí, em 2006 – última estatística disponível – foi de 1.600, de acordo com dados do INSS. Contudo, os números pode ser maiores, porque muitos acidentes não são notificados pelas empresas ou entidades sindicais a que pertencem o trabalhador vitimado.

Luís Lima explica que com a criação do Grupo de Acompanhamento aos Acidentados do Trabalho – Graat – tem sido possível, através da negociação entre patrões, empregados e a Superintendência do Trabalho o resgate do direito da cidadania do trabalhador, reintegração dos trabalhadores ao mercado de trabalho após a reabilitação profissional, assim como, a correção dos prejuízos legais ocorridos durante os acidentes do trabalho.

Anualmente, no mundo, morrem cerca de dois milhões de homens e mulheres devido à acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. São registrados, a cada ano, 270 milhões de acidentes e 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho.

Por isso, os profissionais da segurança e saúde do trabalho consideram que a prevenção dos acidentes é benéfica para os trabalhadores, empregadores e governos. O entendimento é o mesmo do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho, que propõe o diálogo e a negociação coletiva. “Só assim avançaremos na qualidade de vida e no ambiente do trabalho, que é condição fundamental para o desenvolvimento de qualquer País”, diz o auditor Luís Lima.

O café da manhã para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho será organizado pela SRTE juntamente com a Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho.

A Sessão Especial na Assembleia Legislativa é uma iniciativa do deputado estadual Ismar Marques (PSB), em atendimento a um pedido do Fepmat.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: