Cidadeverde.com
Vida Saudável

Casos de dengue crescem cerca de 600% em Teresina; operação encontra 800 focos do mosquito

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A cidade de Teresina já registrou 1.552 casos confirmados de dengue neste ano segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O aumento é de 599%, se comparado a 2021 onde foram registrados 222 casos. Os dados são referentes ao período de 1º janeiro a 23 de maio. 

Para conter o avanço da doença, uma operação integrada com a participação de agentes de endemias, militares do Exército e detentos do regime semiaberto estão atuando para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), já foram visitadas mais de 10 mil residências e encontrados mais de 800 focos do mosquito da dengue/chikungunya pelos militares do Exército e os agentes de endemias. Os bairros Jacinta Andrade, na zona Norte, e Vale do Gavião, na zona Leste, foram os locais com maior índice de focos. 

Já oss 40 reeducandos da Secretaria de Justiça do Piauí atuam na limpeza das escolas públicas municipais, onde 29 já foram visitadas.

Casos no Piauí

De acordo com a Sesapi em todo o estado o aumento foi de 745,6% nos casos de dengue e de 5.112,9% nos casos de chikungunya.

Em 2022, 187 municípios já registraram 9.242 casos prováveis de dengue, enquanto no mesmo período de 2021 foram 1.093 notificações realizadas por 75 municípios.

Os municípios com a maior incidência de casos, levando em consideração a população são:  Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes e Tanque do Piauí.

Em relação aos casos de chikungunya, segundo a Sesapi, aparecem os municípios de: Simplício Mendes; Alagoinha do Piauí; São Julião; Monsenhor Hipólito; Alegrete do Piauí; Jaicós; Campo Grande do Piauí e Patos do Piauí.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Imprimir