Cidadeverde.com

Sesapi investiga casos suspeitos de sarampo em 7 crianças de três municípios

Imprimir

Foto: Divulgação / Governo Federal

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (30) que o estado estava com 8 casos suspeitos de sarampo, mas que agora um caso foi descartado. O Piauí segue com 7 casos suspeitos nas cidades de Teresina, São Miguel do Tapuio e Milton Brandão. O último registro da doença no estado ocorreu em 2019, quando foram registrados 12 casos. 

Os casos suspeitos são de sete crianças. De acordo com a Sesapi, os pacientes ainda apresentaram reações cruzadas com dengue, chikungunya e sarampo, por isso os exames foram encaminhados para um laboratório da Fio Cruz, no estado do Rio de Janeiro.

Casos suspeitos:

  • Teresina: criança de 1 ano de idade e outra de 10 meses;
  • São Miguel do Tapuio: criança de 2 anos;                                            
  • Milton Brandão: crianças de 1 ano e 6 meses, 4 anos, 7 meses e 7 anos.

O caso descartado foi envolvendo um adulto de 33 anos em São Miguel do Tapuio. Segundo a Sesapi, os demais casos suspeitos aguardam resultados. “Os casos apresentam quadro clínico de arboviroses, como dengue e chikungunya, mas como os pacientes apresentaram reações cruzadas também para o sarampo, enviamos os exames para o teste de biologia molecular no laboratório da Fiocruz”, afirmou a gerente de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, mas com a vacinação a situação acabou se revertendo. No Piauí já foi iniciada a campanha de vacinação de crianças de seis meses a 5 anos de idade. O período da imunização segue até o dia 3 de junho.

“O sarampo pode ocorrer em qualquer idade em não vacinados com duas doses do imunizante. É importante atualizar o calendário da vacina, que é ofertada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário Neris Junior.

Já a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A chikungunya é uma doença infecciosa febril transmitida pelo mesmo mosquito. A dengue e chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações.


Bárbara Rodrigues (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais