Cidadeverde.com
Cidades

Uruçuí registra 41 casos repentinos de covid e prefeitura faz busca ativa

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O município de Uruçuí (a 453 km de Teresina) registrou um aumento repentino de casos de Covid-19 entre os dias 30 de maio e 1ª de junho. No intervalo de três dias, foram 41 novos registros da doença. A situação acendeu o alerta nas autoridades de saúde da região. 

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Uruçuí, Lis Martins, a região possui grande rotatividade de pessoas e os casos são de fora.  

“Foram casos de quem não é daqui, pessoas de fora da cidade, porque aqui a rotatividade de pessoas é muito grande, pessoas que circulam na zona rural, de caminhoneiros”, explica a secretária.

Segundo a gestora, os pacientes estão cumprindo quarentena e a prefeitura vai realizar uma busca ativa para identificar o motivo dessa alta durante esses três dias, porém, Lis Martins destaca ainda que ontem (02), o município não registrou nenhum caso novo.

“A gente está fazendo um estudo, uma busca ativa para a gente certificar o que houve, mas ontem não houve nenhum caso, o que já é uma coisa boa”, ressalta.

Em Uruçuí, a Secretária Municipal de Saúde segue recomendando o uso de máscara em ambientes fechados. Equipes da Vigilância Sanitária estão fazendo campanhas de conscientização em diversos estabelecimentos.

“Aqui é todo mundo usando máscara, a gente faz campanha através da Vigilância Sanitária para continuar usando máscaras em ambientes fechados. A gente faz um planejamento dos locais, bares e restaurantes por exemplo, e uma equipe da Vigilância Sanitária visita os locais”, reforça a Lis Martins.

Em relação a vacinação, a cidade está com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose de reforço e segunda dose de reforço está sendo aplicada na população com 50 anos e mais. Testes rápidos também estão sendo realizados pela Prefeitura em pessoas que apresentam sintomas de gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuí informou que todos os casos positivos ocorridos durante esses três dias foram registrados no sistema da  Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), no entanto, o órgão estadual informou ao Cidadeverde.com que os dados não foram registrados e que só trabalha com números oficializados.

Rebeca Lima
[email protected]

Imprimir