Cidadeverde.com

Preocupado com a covid, Dr. Pessoa defende uso de máscara em locais fechados

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com  

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (13) que observa com preocupação o recente aumento de casos de covid-19. Diante do cenário, um decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares será publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13). 

Dr. Pessoa, que esteve afastado da prefeitura por ter sido infectado pela Covid-19, retornou ao gabinete nesta manhã. O prefeito disse estar observando o aumento de casos em diversas regiões do planeta. 

“Provoquei o Dr. Gilberto Albuquerque para voltar a discutir com o COE Municipal alguns ambientes fechados o uso de máscara. É visível. Precisa ser cientista e o pessoal do COE, pessoal especializado, mas eu sou médico e observo um movimento mundial das coisas que estão acontecendo no mundo inteiro e sem dúvida nenhuma tem preocupação. Em ambiente fechado, eu acho que deva se preocupar para usar máscara”, destacou. 

COE AVALIARÁ “ZONA VERDE”

O secretário de Governo, André Lopes, explicou que, neste momento, Teresina se encontra em uma “zona verde” em relação a infecção pela Covid-19. O Comitê de Operações Emergenciais Municipal (COE) vai se reunir semanalmente, às sextas-feiras, para fazer uma reavaliação do cenário na cidade. 

A determinação é a seguinte: caso Teresina registre 1 caso de coronavírus em uma proporção de 500 pessoas, o grupo vai avaliar o retorno da máscara nos demais ambientes na cidade. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com  

“Teresina ficaria na zona verde sempre que Teresina registrasse menos de 200 casos para 100 mil habitantes. Se você pega a proporção e traz para um número menor, fica 1 para 500. Então, se tiver um caso para mais de 500 pessoas, entendemos que não está mais na zona verde e ficará recomendado o uso de máscara”, disse. 

O gestor ainda pontuou que no decreto que será publicado nesta segunda-feira, a administração municipal vai recomendar o uso de máscara em grandes aglomerações e determinar que ainda hoje a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reveja os protocolos de internação para pacientes com Covid. 

 


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais