Cidadeverde.com

Chesf reduz vazão e rio Parnaíba desce 10 cm; Poti também baixa

Imprimir
Fábio Lima/Cidadeverde.com
Água inundou trechos da avenida Marechal Castelo Branco
 
Em seu último relatório divulgado no início da tarde desta segunda-feira (4), a Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco - Chesf - apontou redução nas vazões dos rios Parnaíba e Poti, em Teresina, assim como diminuição da água que chega à barragem Boa Esperança, no município de Guadalupe, o que fez os técnicos diminuírem a vazão liberada pelas comportas desde 12h.
 
Campo de futebol no clube da Agespisa
 
De 6h até 12h, a capacidade da barragem caiu de 96,5% para 96,3%. A vazão de água que chega da cabeceira do rio Parnaíba passou de 1.121 metros cúbicos por segundo para 1.109 m³/s. Com isso, a liberação de água pelas comportas, que nos últimos dias chegou a 1.500 m³/s já caiu para 1.200 m³/s às 6h, e agora para 1.100 m³/s por volta de 12h.
 
Em Teresina, o Parnaíba já se afasta da cota de restrição de 6,87m, que significaria a inundação da avenida Maranhão no Centro da cidade caso fosse atingida. O rio baixou de 6,62m para 6,52 de 7h até o meio-dia.
 
Rio Poty alcançou o parque da floresta fóssil
 
O Poti, que inundou avenidas e tumultuou a vida do teresinense com a interdição de ruas e da ponte Wall Ferraz, e até o fechamento do Shopping Riverside, baixou 18 centímetros. Às 7h, as águas que se aproximavam da rede elétrica da capital atingiram a cota de 14,38m. Às 12h, já eram 14,2m.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: