Cidadeverde.com

Dieta sem leite animal: Conheça as vantagens para colher benefícios na saúde

Imprimir


Foto: Freepik

 

Uma dieta sem lactose pode ter diferentes motivos, mas a mais comum é a alergia ao leite de vaca que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório como tosse e bronquite, por exemplo. 

Os principais alimentos que devem ser evitados são os que possuem leite de vaca em sua composição, a exemplo de queijos, bolos e sorvetes. Para evitar a deficiência de cálcio no organismo, a recomendação é manter uma dieta variada e saudável, priorizando folhas escuras, vegetais, frutas secas, sementes, castanhas e nozes. Outra possibilidade é incluir alternativas lácteas na dieta como leites vegetais, iogurtes e outros alimentos que podem substituir com perfeição as escolhas tradicionais. 

Ainda assim, pessoas sem nenhum tipo de diagnóstico de intolerância, estão investindo em uma dieta sem lactose para colher benefícios na saúde. Conheça alguns abaixo:


1. Diminui o inchaço

O inchaço do abdômen e de outras partes do corpo é um incômodo que acomete muitas mulheres e está diretamente ligado a um problema de digestão. O leite e seus derivados podem provocar um processo inflamatório no organismo, devido à lactose e às proteínas do leite, também conhecida como caseína e beta-lactoglobulina. Esse processo inflamatório é capaz de desencadear inchaço, desconfortos gástricos e excessos de gases. Ao retirar o leite do cardápio o inchaço pode diminuir consideravelmente.


2. Diminui doenças respiratórias 

O consumo do leite animal não causa alergia, mas pode aumentar a produção de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite, asma e rinite alérgica.


3. Melhora a digestão

Enquanto a proteína do leite de vaca e a lactose dificultam a digestão, as bebidas vegetais são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino ajudando a combater a prisão de ventre.


4. Melhora a saúde da pele

Pesquisas apontam que a causa da acne pode estar relacionada ao consumo do leite. A bebida pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue e a insulina o que, consequentemente, causa a inflamação do organismo e a produção de oleosidade da pele. 


5. Diminui o risco de câncer

Alimentos ricos em açúcar e gorduras podem estimular o surgimento de algumas doenças, como o câncer, além de problemas coronários e autoimunes. O ideal é priorizar uma alimentação no mínimo anti-inflamatória que restrinja os alimentos com carga glicêmica muito alta dando espaço para alimentos in natura.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais