Cidadeverde.com

Casa histórica traz memórias de família italiana que fincou raízes em Picos

Imprimir
  • dentro_9.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_8.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_7.JPG Paula Monize
  • dentro_5.JPG Paula Monize

 

Andar pelo Centro de Picos é ver o moderno se misturar ao histórico, trazendo memórias e marcas de gerações passadas. Um destes exemplos, é a residência da família Gervásio, localizada na Rua Coronel Luís Santos, que foi construída em 1870.

A charmosa casa amarela com sinais em vermelho, chama atenção pela arquitetura antiga. O espaço por longas décadas foi moradia do casal José dos Santos Fonsêca e Maria Carmem Gerbasi que construíram uma família de quatro filhos: José Garibalde Gervásio Fonsêca, Graziani Gerbasi Fonsêca, Carmem Maristani Gerbasi Fonsêca Alves, Giovani Gerbasi Fonsêca e Marconi Gerbasi Fonsêca.

“Os meus pais compraram essa casa de tias da minha mãe. A nossa família Gervásio, Gerbasi de origem italiana, veio para Picos. Meu avô na época veio pra cá com outras cinco famílias italianas e aqui fixaram residência e trabalhavam no comércio vendendo mel, queijo e outros produtos”, conta o filho do casal Marconi Gerbasi Fonsêca. 

Casal José dos Santos Fonsêca e Maria Carmem Gerbasi 

Marconi Fonsêca que é protético dentário conta que a casa é a memória da sua família. A mobília ainda preservada traz objetos antigos dos moradores. O piso secular traz marcas de quem por ali passou ao longo do tempo.

“Aqui é a história da nossa família que também se mistura à história de Picos. A minha mãe que faleceu em 2019 tinha o maior prazer em cuidar de tudo isso. Passava boa parte do tempo na janela, olhando as pessoas passarem e fazendo crochê, ela amava”, disse Marconi Fonsêca. 

Último crochê confeccionado pela italiana Carmem

A residência da família ainda abriga um consultório dentário, utilizado pelos filhos Carmem Fonsêca (cirurgiã dentista) e Marconi (protético dentário).

O Cidadeverde.com/picos fez registros da casa que é uma história viva da família e da cidade de Picos. 

A última reforma feita no local foi há quatro anos. A família Gervásio/Gerbasi tem a preocupação de manter a arquitetura antiga preservada, que encanta pela riqueza de detalhes.


Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais