Cidadeverde.com
Economia

Safra de grãos no Piauí deve ter crescimento de 20% em 2022, prevê IBGE

Imprimir

Foto: Arquivo/ Revista Cidade Verde

A estimativa de junho para a produção de grãos no Piauí em 2022 é de um crescimento de 20% da safra em relação a do ano passado, é o que mostra o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (07).

A projeção é igual a do mês de maio, em que já previa uma colheita superior a seis milhões de toneladas de grãos em todo o estado. Em 2021, a produção foi de pouco mais de cinco milhões de toneladas. 

Um dos fatores para o aumento da produtividade piauiense pode estar relacionado à ampliação da área plantada, que saltou de 1,5 milhões de hectares para 1,7 milhões em um ano, o que representa um incremento de 7,3%.

De acordo com o LSPA, o Piauí deve produzir 3,1 milhões de toneladas de grãos de soja em 2022. O quantitativo, maior entre todos os estados da região no MATOPIBA, representa um aumento de 14% em relação ao produzido no ano passado, quando a colheita deste grão em todo o estado foi de pouco mais de 2,7 milhões de toneladas. 

Imagem: Reprodução/IBGE

Com os dados de junho, o IBGE prevê que o Brasil deve totalizar uma safra recorde em 2022, com 261,4 milhões de toneladas, 3,2% acima da obtida em 2012, quando foram colhidos 253,2 milhões de toneladas. A participação do Piauí neste total é de 2,3%.

 

Breno Moreno (Com informações do IBGE)
[email protected]

Imprimir