Cidadeverde.com

FMS vai realizar testagem de hepatites nesta quarta-feira (20) na Nova Ceasa

Imprimir

Foto: Ascom/ FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai realizar uma testagem de hepatite B e C, nesta quarta-feira (20), das 8h às 11h30, na Nova Ceasa (zona Sul), para atender permissionários que trabalham no local e os que já estão previamente agendados. Outro atendimento no mesmo local acontece dia 27 deste mês.

Essa é uma das ações do “julho amarelo” de prevenção das hepatites com a realização de testagem em instituições públicas e privadas. Segundo estatísticas do SINAN, até junho de 2022, Teresina registrou 642 casos notificados dos vários grupos de hepatites virais nos últimos cinco anos. A maioria de casos são de hepatites agudas sintomáticas e deve-se aos vírus A e B. 

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explicou que a testagem é importante para identificar casos da doença.

“As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas", afirmou.

A diretora orientou que pessoas com sinais e sintomas de hepatites também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde onde estão sendo intensificadas as testagens, além de vacinação contra a hepatite B. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais