Cidadeverde.com

Teresina será sede do Campeonato Regional Nordeste de Xadrez

Imprimir

Foto: Reprodução federação

Depois de 21 anos, a capital do Piauí vai voltar a sediar o Campeonato Regional Nordeste de Xadrez. Serão dois eventos, o Escolar e o Clássico, de 21 a 24 de julho, em Teresina, ambos promovidos pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX). A competição vai reunir atletas dos nove estados da região e distribuir vagas aos melhores para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, além de premiação de R$ 4 mil.

A escolha de Teresina como sede do Campeonato Regional do Nordeste depois de 21 anos deve-se ao projeto de expansão do xadrez brasileiro da nova gestão da CBX. "A escolha do Piauí segue o trabalho de campanha apresentado pela CBX para levar o xadrez para todas as regiões do país e é uma satisfação que o Regional Nordeste volte a ser realizado em Teresina após 21 anos, coroando o trabalho da nova geração do xadrez piauiense", disse o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

As primeiras disputas da competição acontecem nesta quinta-feira (21), somente no ritmo Rápido e para atletas até 17 anos. O Clássico vai ser realizado de 22 a 24 e as categorias serão abertas. A expectativa é de que pelo menos 100 atletas participem da competição.
A região Nordeste está sendo contemplada com diversas competições em 2022. No mês de junho, Natal-RN sediou o Campeonato Brasileiro de base, juntamente com o Festival Nacional da Criança e Adolescente. Em agosto, João Pessoa-PB vai receber o Festival Nacional Sênior e a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino está agendada para os meses de novembro e dezembro no Recife-PE.

"Estamos firmando parcerias com as federações da região Nordeste que já possuem toda a expertise, faltando apenas a oportunidade de sediar esses eventos dessa magnitude", completou o presidente da CBX.

DESTAQUE

Uma das grandes promessas do xadrez nordestino, o piauiense João Gabriel Alves, confirmou presença no Campeonato do Nordeste. Atual vice-campeão brasileiro Sub-18, no ritmo Blitz, e terceiro lugar do Brasil no Rápido, João Gabriel busca o título e a vaga para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto, em dezembro, no Recife-PE.

O Regional Nordeste de Xadrez em Teresina começa nesta quinta-feira (21) e vai até domingo (24), no hotel Blue Tree. 

 

 

Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais