Cidadeverde.com

Chesf recomenda que mais famílias saiam das casas

Imprimir
Com a chegada das águas da Barragem de Boa Esperança liberadas na quinta-feira passada à Teresina, a região do Encontro dos Rios deve ser a mais penalizada. A Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco faz uma recomendação que as famílias que moram nas proximidades do ponto turístico saiam de suas casas.
 
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
Casa situada na avenida Boa Esperança, zon norte de Teresina
 
O volume do Parnaíba deve aumentar significativamente a partir do meio dia deste sábado (09). Desde a quinta-feira a Chesf está liberando água da Boa Esperança numa vazão de 1.800 metros cúbicos por segundo, sendo que o rio deve chegar a uma altura de 6,87 metros, nível máximo.
 
De acordo com o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, não há previsão de inundação na avenida Maranhão. Porém, há um risco na região do Encontro dos Rios, zona norte da capital, que configura uma das partes mais baixas do rio. E para evitar novos prejuízos para as famílias, a companhia recomenda que as famílias retirem móveis e pertences de dentro das casas e procurem abrigo na casa de parentes.
 
 
“Essa recomendação é uma medida preventiva. O comportamento do Parnaíba está sendo monitorado. O risco de inundação vai depender de como se comporta o Poti e o Canindé. O Poti baixou e a tendência é baixar mais. Mas se chover o risco de inundação é grande”, explica.
 
Já o Major John Feitosa, chefe da Defesa Civil Municipal, diz que não há esse risco. "Estamos monitorando. Existe pessoal da prefeitura na região acompanhando as famílias", afirma.
 
Na avenida Boa Esperança, bairro Poti Velho, zona norte, o Parnaíba já está a 1m de invadir as casas. No trecho que compreende a avenida Maranhão ainda não há transbordamento, mas o volume de água é muito alto.
 
No Encontro dos Rios á água continua avançando. No parque onde fica o restaurante flutuante existe muita lama. Uma equipe de 10 homens da prefeitura fazem a limpeza.
 
Previsão é de chuva

A previsão é de que continue chovendo no Piauí, pelo menos, até segunda-feira, 11, segundo boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgado pela Chesf. A previsão vale para o Piauí e Maranhão, indicando sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
 
Atualizada às 11h55

Leilane Nunes
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: