Cidadeverde.com

TCU: Piauí pode ter 67 mortos e 47 políticos com Bolsa Família

Imprimir

O Tribunal de Contas da União divulgou na última quarta (6) um relatório contendo a contabilização de possíveis fraudes no programa Bolsa Família do Governo Federal. No Piauí 8.498 pessoas estão sob suspeita de receber indevidamente o benefício, dentre as quais 47 podem ser políticos e 67 mortos.

O TCU determinou que o Ministério do Desenvolvimento investigue os indícios de pagamentos irregulares a beneficiários do programa e apontou casos de inconsistências relacionadas à identificação do responsável legal pela família e no cálculo do valor dos benefícios pagos. O Cadastro Único dos Programas, o CadÚnico, teria falhas de segurança, indícios de fraudes e deficiência na inclusão de dados.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento afirmou não haver irregularidades nos cadastros das famílias com renda per capita superior a meio salário mínimo. Também descartou a possibilidade de existirem famílias que recebam o benefício do Bolsa-Família sem estarem registradas no CadÚnico.

O ministério informa ainda que foi iniciada a atualização cadastral de 3,4 milhões de famílias no último mês de fevereiro. Segundo o ministério, as prefeituras serão responsáveis pela alteração dos cadastros. A partir de setembro, as famílias que não tiverem seus dados atualizados terão seus benefícios bloqueados.

As irregularidades investigadas e seu respectivo número de beneficiados no Piauí e Brasil são: 
 
Irregularidade no Bolsa Família Casos no PI Casos no Brasil
Titulares Duplicados  485 10.194
Renda familiar acima de R$120 per capita  19 933
Falecimento  67 3.783
Família com veículo  3.656 106.420
Omitiu renda  4.224 195.330
Político na família 47 577

Da redação
Com informações do Zero Hora
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: