Cidadeverde.com

Excesso de oleosidade intensifica queda capilar; aprenda como cuidar

Imprimir

Foto: Freepik

 


Quem passa pelo drama da queda capilar entende rapidamente que os cuidados durante o tratamento são amplificados para a rotina como um todo e isso inclui o momento de lavar os cabelos. O hábito é mais que um ato de higiene, ele colabora com a saúde capilar, do couro cabeludo.

Segundo o médico e tricologista Ademir Leite Junior, a higienização precisa ser adequada com a intenção de retirada do excesso de oleosidade que é produzida naturalmente nessa parte do corpo e isso tem um motivo específico para quem está sofrendo de queda capilar.

“O couro cabeludo oleoso facilita a instalação de dermatites e infecções de couro cabeludo que prejudicam a saúde da pele, além de estimularem o aparecimento de pequenas pápulas de inflamação, da caspa e coceira na região. Então, as pessoas que optam por lavar com menos frequência os cabelos ou produzem muita oleosidade durante o transcorrer do dia se expõe mais a esses agentes problemáticos citados”, alerta o tricologista.

Independente das causas para a queda de cabelos que acometeu a pessoa, o especialista em saúde capilar aponta para outros fatores de atenção que são o acúmulo de resíduos e o uso de produtos adequados.

“A recomendação é para todas as pessoas e, claro, que quem está tratando queda terá outros aspectos a considerar, mas o uso de produtos inadequados ao tipo de cabelo, o sobrecarregar os cabelos com cremes sem enxague ou pomadas é outro fator que precipita problemas maiores para o couro cabeludo. O ideal é sempre lembrar de que um cabelo oleoso pede produtos para cabelos oleosos e que cabelos secos tem necessidade de produtos para cabelos secos. O uso de produtos sem compatibilidade com o tipo de cabelo, como aplicar sobre cabelos oleosos produtos para cabelos secos, só serve para agravar o quadro”, explica.


Como cuidar dos cabelos oleosos

Há casos onde esse excesso de oleosidade é fator agravador em quadros de queda capilar. Veja duas orientações:

- Use um bom shampoo:

Cuidar do couro cabeludo que sofre com o excesso de óleo depende principalmente do uso de um bom xampu que seja suave, limpe bem os cabelos e couro cabeludo além de um certo grau de adstringência para a gordura. Este, de acordo com o caso poderá ser utilizado em dias intercalados ou, em casos mais severos,  diariamente no começo do tratamento.

Vale ressaltar que como estes produtos são ricos em princípios ativos de limpeza e controle da produção de óleo pela pele, muitas vezes deverão ficar agindo no couro cabeludo por um período de tempo de em média 3 a 5 minutos para que os efeitos possam aparecer em sua plenitude.


- Uma boa dieta colabora com a saúde capilar: 

Uma dieta pobre em gorduras e frituras, assim como um estilo de vida que incorpore algum método ou procedimento de relaxamento (ex: atividades físicas, dança, massagens). A inclusão desdas medidas promoverão certo grau de diminuição da oleosidade e serão de valia na melhora do quadro.

Quem mantém o couro cabeludo limpo e sem excesso de gordura, além de ter uma vida mais saudável poderá contar com seus cabelos por mais tempo, finaliza o especialista.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais