Cidadeverde.com

Perfil fake de escola é criado e comissão da OAB de Picos realiza palestra sobre crimes virtuais

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Vice-presidente Laerte Rodrigues de Moura

A Escola Tecnica Estadual Petrônio Portela (Premem), em Picos, foi alvo  de crime virtual após a criação de um perfil fake de fofoca sobre a unidade de ensino. Em razão da situação, a Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias da OAB Subseção de Picos realiza nesta quarta-feira (30) palestras sobre a temática.

O vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias, advogado Laerte Rodrigues de Moura, explicou que a criação de perfis fakes com o objetivo de ridicularizar pessoas (cyberbullying) tem sido comum nas escolas.

“Muitas escolas estão sofrendo com  a criação de perfis fakes de fofoca. Espalham fake news, crimes contra a honra, exposição e uso indevido de imagens. Essa palestra é para orientar as pessoas que tanto praticam como são vítimas desse tipo de violência virtual”, explicou o vice-presidente.

Laerte Moura ainda chamou a atenção para os efeitos psicológicos que o cyberbullying provoca nas vítimas.

“Muitas pessoas que são alvos dessas ações têm crises psicológicas , depressão e chegam até mesmo a tirar a própria vida. Sem contar o déficit escolar dessas crianças e adolescentes que são vítimas do cyberbullying real. Alunos criam perfis e divulgam calúnia, injúria, difamação contra a comunidade escolar”, pontuou.

Palestras

Nesta quarta-feira estão sendo ministradas palestras sobre crime virtual à comunidade escolar do Premem. Os momentos aconteceram pela manhã e a tarde, às 14h.

Assistência jurídica

Em caso de crime virtual, a vítima pode buscar assistência jurídica junto a OAB de Picos. A Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias tem atuado para oferecer apoio à comunidade quando esta é provocada.  

 

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais