Cidadeverde.com

Ministro do TSE manda apagar post de Latino com fake news

Imprimir

Foto: Daniel Pinheiro / AgNews

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou neste sábado (3) que redes sociais apaguem vídeo publicado pelo cantor Latino e republicado por nove perfis com falas adulteradas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No vídeo, Lula discursava em um ato do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em 2017.

A gravação, no entanto, foi editada para dar a impressão de que o petista teria chamado seus apoiadores de "vagabundos", "bandidos" e "traficantes". Latino é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e está em segundo lugar nas pesquisas.

A representação foi apresentada ao TSE pela Coligação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PC do B, PV, Solidariedade, Rede, PSOL, PSB, Agir, Avante e Pros.

As legendas argumentam que o vídeo editado pode "atingir a integridade do processo eleitoral", além de atribuir "caráter pejorativo a tal discurso, como se Lula ofendesse seus próprios apoiadores".

Só no Twitter, o conteúdo divulgado por Latino tem quase 20 mil visualizações e foi compartilhado por 355 perfis. Serão excluídas somente as publicações do cantor e de outras nove pessoas, porque a coligação de Lula apresentou a representação somente contra esses perfis.

Na decisão, o ministro diz que o vídeo original do discurso completo comprova que "a fala do ex-presidente foi cortada e retirada de contexto, deturpando o seu sentido original, por meio da supressão de trechos capazes de modificar seu conteúdo".

Sanseverino ainda destaca que as publicações transmitem "informação sabidamente inverídica e prejudicial à honra do candidato Lula".

"Com efeito, a jurisprudência deste Tribunal Superior adota a orientação de que, embora seja reconhecido que a livre circulação de pensamentos, opiniões e críticas fortalece o Estado democrático de Direito e a democratização do debate eleitoral, a intervenção desta Justiça especializada é permitida para 'coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas, de modo a proteger a honra dos candidatos e garantir o livre exercício do voto'", afirma Sanseverino.

Na decisão, o ministro determina que as plataformas Twitter, Instagram, Facebook e TikTok removam o conteúdo falso em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Em decisão parecida, a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, mandou em 26 de agosto o Kwai, Facebook e TikTok removerem vídeos mentirosos sobre Lula querer acabar com o 13º salário.

Na mesma semana, o ministro Raul Araújo também determinou a remoção de publicações nas redes sociais sobre uma falsa fraude no QR Code de títulos de eleitores para favorecer o petista.
Os textos e vídeos atingidos pela decisão sugeriam que os novos títulos de eleitor teriam códigos com menção ao ex-presidente e poderiam direcionar votos a ele.

Um dos links que foram excluídos era de publicação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em sua conta na rede social de direita Gettr.

Araújo é o mesmo ministro que tentou censurar manifestações políticas das cantoras Pabllo Vittar e Marina no Lollapalooza, em março, e determinou a remoção de vídeos em que Lula chama Bolsonaro de genocida, no último dia 10.

 

 


CÉZAR FEITOZA (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais