Cidadeverde.com

“A Viagem da Independência”: TV Cidade Verde tem acesso a arquivos raros e históricos; assista

Imprimir


O especial “A Viagem da Independência”, exibido hoje (07) pela TV Cidade Verde, mostra arquivos históricos, relíquias da família real de Dom Pedro I, Dom Pedro II e traz fatos marcantes da independência do Brasil, acontecidos em Lisboa (Portugal), no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

O primeiro episódio abordou a história da família real portuguesa e a trajetória dela de Portugal ao Brasil. A jornalista Neyara Pinheiro percorreu mais de 18 mil km para contar essa história aos piauienses.

A reportagem contou com entrevista do historiador e pesquisador Paulo Rezzutti, autor da biografia de Dom Pedro I, e um dos documentos mais emblemáticos da família real: a carta de abdicação de Dom Pedro I ao trono brasileiro. O professor piauiense, Daniel Martins, doutorando em história pela universidade de Porto também ajudou a TV na pesquisa histórica em Portugal. 

Neyara Pinheiro visitou locais importantes da história da família real portuguesa como o quarto de Dom Pedro, no Palácio de Queluz, em Portugal, local onde Dom Pedro I nasceu e morreu aos 35 anos. Em Portugal, a jornalista foi a Lisboa e Sintra. E no Brasil visitou Rio de Janeiro, o Museu Imperial, em Petrópolis e em São Paulo, a TV Cidade Verde foi a única emissora do Nordeste presente na reabertura do Museu do Ipiranga. 

Foto: Arquivo Pessoal


Carta de abdicação de Dom Pedro I

Em Portugal, Neyara visitou os principais arquivos históricos e teve acesso a documentos relacionados à independência do Brasil. Em São Paulo, a jornalista visitou o Jardim Botânico e as nascentes do Riacho Ipiranga. 

Já no Rio de Janeiro, Neyara foi ao Museu Imperial (Petrópolis) onde encontrou a carta de abdicação de Dom Pedro I. Foi no Museu Imperial também que a jornalista encontrou o maior acervo do império brasileiro, como a coroa usada por Dom Pedro I e o cetro de ouro usado por Dom Pedro I e Dom Pedro II. 

“Esse projeto especial vai ser importante para os estudantes e para as escolas terem acesso. É um material que conta nossa história. Estudar história dessa forma é muito interessante. É uma história que estamos contando indo aos locais. Uma viagem belíssima”, ressaltou a jornalista Neyara Pinheiro. 

 

As próximas paradas do Viagem Pela Independência serão no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), 24 de janeiro (adesão do Piauí à Independência) e 13 de março (Batalha do Jenipapo).

Em cada parada, Neyara Pinheiro e a equipe da TV Cidade Verde conversaram com historiadores e mostraram casas, palácios, museus, espaços e objetos que contam a história do processo de independência do Brasil.

"É um programa onde todos nós da TV Cidade Verde estamos muito envolvidos. Estou muito feliz de, como jornalista, vivenciar a história não só da independência do nosso país, mas também do nosso Piauí", disse Neyara.

Assista reportagens aqui: 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais