Cidadeverde.com

Angical inicia implantação da PPP Piauí Cidades Inteligentes

Imprimir

Um dos maiores avanços em infraestrutura do Piauí, a Parceria Pública Privada – PPP Piauí Cidades Inteligentes agora é realidade em Angical PI. Ontem (12), a Prefeitura Municipal deu início, no município, a primeira etapa da substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED – mais econômicas e com maior capacidade de luminância. 

A parceria prevê a implantação de 1.105 pontos de iluminação pública em toda cidade. 

Nesta primeira semana serão substituídas 400 lâmpadas na zona urbana e rural. De acordo com o estudo de viabilidade realizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí /SUPARC e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades/ IPGC, o projeto irá garantir uma redução no consumo de energia de 54%.

Na primeira etapa a equipe da SPE Cidade Inteligente Angical, responsável pelos serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, irá trocar as lâmpadas de ruas, avenidas, bairros e  locais públicos que possuem postes de energia nas proximidades, como na Câmara Municipal e Estádio Poeirão.

 A SPE tem o prazo de 12 meses para implantar o restante dos serviços da PPP Cidade Inteligente: implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações (oito pontos de wifi livre e gratuito e 11 pontos de videomonitoramento) e instalação de usina fotovoltaica, que irá diminuir o consumo de energia em edificações públicas.

O conceito de Cidades Inteligentes ou smart cities inclui serviços que garantem o bem estar e qualidade de vida dos cidadãos, aliada as novas tecnologias e o desenvolvimento sustentável. Angical será uma cidade modelo e o primeiro município com menos de 10 mil habitantes a implantar um projeto desse porte.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais