Cidadeverde.com

Governador dá 10 dias para prefeitos apresentarem lista de alagados

Imprimir

O governador Wellington Dias deu um prazo de 10 dias para que os prefeitos dos municípios que decretaram estado de calamidade ou emergência apresentem a lista das pessoas atingidas pelas chuvas. Além disso, o relatório deverá ter dados sobre os danos sociais e materiais. Esse relatório vai integrar o Plano de Trabalho Global, que será apresentado ao Ministério da Integração Nacional.

Wellington Dias disse que após esse prazo ele levará para apreciação do ministério e o parecer deve sair dentro de cinco dias. Logo após os recursos para os projetos mais emergenciais devem ser liberados.

Técnicos do ministério deverão vir ao Piauí para ajudar na elaboração. O governador afirmou que esse processo tem menos burocracia porque houve um acordo com o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União. “Os prefeitos devem preencher um formulário de avaliação de danos. Esse documento serve para justificar o decreto de emergência. Antes a gente tinha que fazer um projeto básico executivo. Agora basta um plano de trabalho que a gente consegue os recursos para tocar as obras”, explica o governador.

Barragem Algodões I

O governador falou ainda que as famílias retiradas das proximidades da Barragem Algodões I devem permanecer nos abrigos para onde foram levadas. Mesmo com a redução do risco de rompimento, a medida de precaução vale por 72 horas.

Uma empresa foi contratada e já está no local fazendo os reparos. “Eles avaliam que a estrutura do sangradouro e da parede de barramento estão intactas. Estão aterrando e desobstruindo o canal de onde sai a água do sangradouro”, explicou Wellington.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: