Cidadeverde.com

Piauí possui 168 mil eleitores sem biometria cadastrada para as eleições

Imprimir

Foto: Reprodução/TSE

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o Piauí possui cerca de 168 mil eleitores que não cadastraram a biometria para as eleições deste ano. O quantitativo corresponde a pouco mais de 6% de todo o eleitorado apto a votar no próximo domingo (2).

“O eleitor mesmo, sem ter a biometria cadastrada, vai poder votar normalmente  pois a própria urna vai identificar com os eleitores com e os sem biometria”, explicou Arimateia Carvalho, coordenador de eleições informatizadas do TRE-PI, em entrevista ao Cidadeverde.com. 

Por conta da pandemia da Covid-19, o cadastro biométrico do eleitorado foi suspenso em todo o país. Apesar disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que as pessoas poderão exercer o direito ao voto, desde que estejam em situação eleitoral regular. 

Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor. O e-Título, que funciona em smartphones e tablets, pode ser baixado na Google Play e App Store.

"Neste caso basta apresentar o celular com o e-Título e ele poderá votar. Aquele que não tem o aplicativo ou não fez a coleta biométrica ele terá que obrigatoriamente levar um documento com foto para que o mesário possa identificá-lo", ressalta o servidor do TRE-PI. 

Por fim, Arimateia Carvalho enfatiza que a biometria é uma ferramenta importante para o processo eleitoral. “Ela  foi implementada exatamente para garantir e dar mais segurança na identificação do eleitor, ou seja, não existem dados biométricos iguais, então com isso você consegue individualizar cada eleitor”, pontuou 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais