Cidadeverde.com

Procurador destaca voto consciente e pede que eleitor colabore com fiscalização

Imprimir

Foto: Natanael Souza/Cidadeverde.com 

Em uma fala direcionada aos eleitores que irão às urnas neste domingo (02), o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa, defendeu a necessidade do voto consciente e da colaboração da sociedade para coibir irregularidades. 

No Piauí, são aproximadamente 2,5 homens e mulheres aptos a votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. 

“Vote consciente. Não venda seu voto, não aceite perturbação de qualquer pessoa. Vote silenciosamente para quem sua consciência diz que é o melhor”, orienta o Marco Tulio Lustosa. 

Assim como em eleições anteriores, a Procuradoria Regional Eleitoral também atua neste domingo de forma conjunta com as forças de segurança para coibir a prática de crimes eleitorais nas proximidades dos locais de votação. 

O foco é coibir crimes como compra de voto e boca de urna, além do derramamento de material de campanha perto das seções eleitorais. 

“A participação do eleitor é fundamental, não só em votar, votar corretamente e conscientemente. O eleitor será fundamental também para denunciar os atos ilícitos, não só de campanha, mas crimes eleitorais. A Procuradoria Regional Eleitoral, as promotorias e as polícias estão preparados para receber denúncias”, destacou o procurador, ao lembrar que candidatos beneficiados pelas eventuais irregularidades serão punidos com rigor. 

“A Justiça Eleitoral já decidiu que a comprovação da compra ou da venda de um único voto já é suficiente para cassar o mandato de um candidato eleito", alertou. 

Durante todo o dia, as equipes da Justiça Eleitoral também vão estar atuando para garantir a tranquilidade aos eleitores e também para servidores e voluntários que trabalharão nos locais de votação. 

Natanael Souza
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais