Cidadeverde.com

Sesapi abre 16 novos leitos de saúde mental em hospitais do Piauí

Imprimir

Foto: Google Maps

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde Mental,  implantou 16 novos leitos de saúde mental, em hospitais do interior do Piauí. Os leitos são destinados a atender população com transtorno mental e/ou com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas. 

Foram implantados 8 leitos no Hospital Regional Deolindo Couto, no município de Oeiras, e mais 8 leitos no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, no município de Bom Jesus. O funcionamento será porta aberta, através das urgências das unidades de saúde. 

“Estes novos leitos são um avanço significativo para a Rede de Atenção Psicossocial dos territórios Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é levar mais cuidados para os piauienses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior. 

A gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro afirmou que é importante descentralizar esse tipo de atendimento. “A implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais significa maior resolutividade nos territórios das demandas de saúde mental que necessitam de atenção hospitalar, redução de internações em hospital psiquiátrico, redução de estigmas, retaguarda para outros pontos de atenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos territórios”, destacou.

De 5 a 6 de outubro, a Gerência de Saúde Mental da Sesapi realizou reuniões ampliadas com gestores e técnicos dos territórios para apresentação dos Protocolos e Fluxos de Atendimento dos Leitos de Saúde Mental.

“Foi realizada qualificação para a equipe multiprofissional que se encontra à frente dos cuidados desses usuários e primamos pela avaliação permanente dos indicadores de qualidade e humanização da assistência prestada". Nosso próximo passo é buscar a implantação dos leitos do Hospital da Polícia Militar em Teresina”, explicou Virgínia Pinheiro.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais