Cidadeverde.com

Jardim Botânico de Teresina suspende visitas devido a gato selvagem

Imprimir

Foto enviada ao Cidadeverde.com

O aparecimento de um gato selvagem no Parque Ambiental Jardim Botânico de Teresina, no bairro Mocambinho, zona Norte, fez a coordenação do parque suspender as visitações por tempo indeterminado. 

O animal surgiu há alguns meses e antes os funcionários do Jardim achavam que se tratava de um filhote de gato doméstico. Com o passar do tempo, no entanto, o animal cresceu e revelou-se como um animal silvestre.

O Cidadeverde.com conversou com a coordenadora do parque, Arielle Sampaio, que falou sobre uma das suspeitas de como o animal chegou no Jardim Botânico de Teresina.

“O rapaz do Ibama, que está tentando capturar o animal, disse que esse tipo de animal, quando pequeno, parece muito com um gato comum. Ele desconfia que alguém pegou ele e colocou no parque, pensando que era um filhote de gato. Só que ele cresceu e percebemos que tratava-se na verdade de um Jaguarundi, um tipo de gato selvagem”, informou a coordenadora Arielle Sampaio. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

Desde o final de agosto, quando perceberam que o animal não era um gato comum, a coordenação do parque juntamente com representantes do Ibama tentam capturar o animal. No entanto, segundo a coordenadora, por ser arisco a captura dele é mais difícil do que a de um filhote de onça. 

“Colocamos diversas armadilhas, inclusive com iscas vivas, mas não conseguimos ainda. Estamos aguardando um novo tipo de armadilha para tentar capturá-lo. Até lá, o parque fica fechado por tempo indeterminado”, disse a coordenadora. 

A decisão de fechar o parque foi publicada no Diário Oficial do Município em 11 de outubro através de uma portaria. Segundo Arielle Sampaio, as pessoas que vão ao parque costumam andar nas trilhas e a coordenação teme que o animal possa atacá-las. 

“Não queremos arriscar. Ele pode se sentir ameaçado. Ele se alimenta de uma forma bem intensa dos animais do jardim e estamos preocupados com isso também. Ele tem um porte médio, parece o filhote de onça, mas ele ainda vai crescer mais”, afirmou a coordenadora. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com 

Jaguarundi

O Jaguarundi é conhecido também como gato-mourisco, gato-vermelho ou gato-preto. Esse felino tem a cabeça pequena e achatada e orelhas e pernas curtas. Ele costuma viver em áreas arbustivas abertas. 

Esse tipo de gato silvestre se alimenta basicamente de pequenos mamíferos, répteis e aves terrestres. Seu comprimento pode chegar a 63 cm e pesar até 4,5 kg. 

Ao ser capturado, o animal deve ser levado para o Zoobotânico de Teresina após avaliação da equipe do Ibama. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais