Cidadeverde.com

Cresce em 50% adeptos da corrida; veja como melhorar o desempenho

Imprimir

Foto: Freepik


A prática da corrida tem conquistado cada dia mais adeptos por ser uma atividade que não demanda equipamentos complexos. O segmento é tendência em todo o país, onde o número de participantes cresceu 50% nos últimos seis anos, segundo dados de uma agência estrangeira.

Apesar da facilidade, é um esporte que requer técnica, disciplina e empenho para que se tenha evolução e que lesões sejam evitadas. Dentre os cuidados, estão a necessidade de alongamento antes e depois do início da corrida e atenção à saúde dos pés. Por conta do ritmo intenso e prolongado, são comuns problemas relacionados a infecções, como a onicomicose, conhecida popularmente como micose de unha.

Pensando nisso, abaixo estão cinco dicas para melhorar o desempenho na corrida:

Alongamento antes e depois: esse é um dos cuidados básicos para evitar possíveis lesões, é fundamental se alongar antes e após a corrida.

Alimentação equilibrada: a fim de manter um bom desempenho é preciso ingerir alimentos saudáveis e leves, não deixar de se alimentar e buscar sempre o equilíbrio.

Hoje, amanhã e depois de amanhã:  manter-se em movimento contínuo. A atividade pode ser aprimorada com o passar do tempo, mas, é importante estabelecer uma rotina de treinos.

Dormir bem para treinar bem: para evoluir durante o treino é preciso ter uma boa noite de sono, o descanso, também faz parte de uma rotina saudável. Desenvolva esse hábito!

Cuidados com os pés:  todos os itens anteriores fazem parte do autocuidado, inclusive, a saúde dos pés, por isso, é fundamental cuidar do corpo, a começar pela saúde das unhas.  Por conta do ritmo intenso e prolongado, são comuns problemas relacionados a infecções, como as causadas por fungos. A onicomicose, conhecida popularmente como micose de unha, é uma das mais comuns nos corredores.

Como surge a onicomicose, afinal?

Causada por fungos que se alimentam da queratina (proteína presente nas unhas), a doença acomete mais frequentemente as unhas dos pés. Isso acontece, pois a região é menos arejada e não recebe a mesma atenção que as mãos ou, ainda, pelas unhas dos pés crescerem numa velocidade menor, o que pode facilitar a penetração dos fungos. Caso não seja tratada, a onicomicose pode ocasionar prejuízos à saúde, especialmente, para as pessoas com diabetes, psoríase, imunossupressão, obesidade, hiperidrose, tabagismo, doenças vasculares e alterações ósseas.

 


Fonte: Estadão Conteúdo/Galderma

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais