Cidadeverde.com

Alepi altera regime e acaba com reeleição para membros da mesa diretora

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou por unanimidade, em sessão plenária realizada na última terça-feira (25), o fim da reeleição para os membros da mesa diretora da Casa, incluindo a presidência. 

A mudança é uma adequação do regimento interno do parlamento estadual a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a reeleição para a mesa diretora de casas legislativas dentro de uma mesma legislatura. 

“Na primeira sessão preparatória da primeira sessão legislativa, às onze horas, do dia 1º de fevereiro, sempre que possível com a direção da Mesa da sessão anterior, será realizada a eleição do Presidente e dos demais membros da Mesa, para mandato de dois anos, sendo vedada a reeleição dentro da mesma legislatura", consta no novo trecho do regimento. 

Eleito vice-governador, o deputado Themístocles Filho (MDB), atual presidente da Alepi, deve renunciar ao mandato no final do ano para tomar posse no novo cargo. O comando do parlamento estadual ficará com Franzé Silva (PT), vice-presidente da Casa. 

Além do PT, que deve pleitear a presidência do legislativo piauiense, o MDB também está na briga pela cadeira com três nomes: Severo Eulálio (MDB), João Madson (MDB) e Georgiano Neto (MDB).

Breno Moreno (Com informações da Alepi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais