Cidadeverde.com

Carboidrato é aliado da alimentação saudável e não vilão

Imprimir


Foto: Freepik

 

Com a popularidade de dietas low-carb, ou restritivas, o carboidrato ficou conhecido como vilão e prejudicial à saúde. Porém, se trata de um dos principais substratos para a garantia de uma alimentação saudável e balanceada.

“O carboidrato é uma rica fonte de energia e faz muito bem ao nosso organismo quando consumido de maneira equilibrada. Todo excesso é prejudicial", afirma a nutricionista Isabela Xavier.

A baixa ingestão de calorias não é uma prática sustentável no dia a dia e nem para processos de emagrecimento.

“Dimunir calorias de modo excessivo pode gerar dores de cabeça, mal-estar, perda de massa muscular e até comprometimento da imunidade. “Quando uma pessoa adota pouquíssimas calorias na sua rotina é preciso estar acompanhada por especialistas, pois ao retomar a ingestão de determinados alimentos pode ganhar peso de forma abrupta pelo comprometimento do metabolismo energético do corpo”, comenta Isabela. 
 

Benefícios do carboidrato: 

- Contribui com a concentração

- Auxilia no ganho e manutenção de massa muscular

- Ajuda na realização de atividades de força

- Contribui para o equilíbrio do metabolismo energético e, consequentemente, bom funcionamento do organismo.


Para a nutricionista, uma rotina ideal de alimentação é aquela que prioriza a saúde do corpo de dentro pra fora. “Uma dieta saudável e sem restrições deve contar com os três principais macronutrientes para o bom funcionamento do corpo humano: carboidratos, proteínas e gorduras. A restrição de qualquer um desses fatores pode gerar um desequilíbrio ao organismo, que precisa criar alternativas para manter seu pleno funcionamento”, acrescenta a especialista. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais