Cidadeverde.com

Exame de próstata deve ser feito a partir dos 45 anos, alerta especialista

Imprimir

 

 

O mês de Novembro é de extrema importância para a saúde dos homens. Durante os próximos 30 dias, a campanha Novembro Azul tem como principal objetivo conscientizar e alertar o público masculino para os cuidados com o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 61.200 mil novos casos da doença foram notificados só no ano passado.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Hamilton Mourão, a consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 45 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença.

"A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o exame a partir dos 45 anos, principalmente quando o homem tiver algum fator de risco que seria: história familiar positiva, raça negra e obesidade. Caso a pessoa não preencha esses requisitos, a recomendação é realizar o exame aos 50 anos de idade, além dos exames básicos como PSA (exame de sangue simples) e o toque que é o exame físico da próstata”, explicou o especialista.
 

Sintomas do câncer de próstata: 

- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina ou no sêmem;


O urologista conta que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e assintomática nos estágios iniciais. Por isso, a importância de ficar alerta a alguns sinais.

"O câncer da próstata na fase inicial (na grande maioria das vezes) é assintomático porque a localização dele é na parte mais periférica da próstata. Então, ele não vai gerar sintomas de compressão ou urinários. Só quando o câncer vai progredindo (tanto a nível local quanto a distância) é que vai gerando sintomas. Então, às vezes, a dificuldade de urinar, sangramentos urinários, frequência urinária aumentada ou urgência para urinar são sintomas que podem aparecer com o câncer”, disse  o médico.

 

Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais