Cidadeverde.com

Piauí ocupa segundo lugar no Nordeste em mortes por câncer de próstata

Imprimir


Foto: Freepik

 

Baixa procura por exames médicos, diagnóstico e tratamentos de saúde por homens tem comprometido a saúde masculina no Brasil. No Piauí, dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apontam que o estado ocupa o segundo lugar na Região Nordeste na quantidade de óbitos por câncer de próstata. Este tipo de doença ocupa o quinto lugar de mortes por neoplasias no Piauí, com 269 óbitos no período de 2010 até 2020.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O urologista Ricardo Matias, explica que sempre orienta aos homens a prevenção anual da doença e os cuidados necessários.

“Da mesma forma que as mulheres vão ao ginecologista, os homens também devem ir ao urologista a partir dos 40 anos, principalmente para fazer a prevenção do câncer de próstata. Nessa prevenção é feita uma anamnese, um histórico clínico do paciente e o exame do toque para verificar a existência de alguma anomalia, uma alteração já inicial nessa próstata. Além disso, na sequência solicitamos a realização de alguns exames complementares, tais como ultrassonografia da próstata, exame do PSA e exame de urina”, informa.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

O médico Ricardo Matias revela que tem observado maior conscientização do público masculino. “Gradativamente tem diminuído a questão do preconceito. Com as campanhas de conscientização, informações preventivas e o próprio Ministério da Saúde divulgando informativos, a população masculina tem se conscientizado da necessidade para o diagnóstico precoce e vem espontaneamente nesse mês de novembro”, finaliza o especialista.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais