Cidadeverde.com

Teresina volta a registrar aumento de positividade nos testes de covid, alerta FMS

Imprimir

Foto: Divulgação/ PMT

Teresina registrou um aumento na taxa de positividade dos testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19 nos últimos sete dias, é que mostram os dados do Painel Situacional divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta segunda-feira (07).

De acordo com o órgão, a capital piauiense registrou entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro uma alta de 7% na quantidade de exames positivos para a doença se comparada com a 43ª Semana Epidemiológica. 

A possibilidade de aumento dos casos de covid-19 no país foi alertada por Nísia Trindade de Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante solenidade na Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã desta segunda-feira (07)

Na ocasião, a especialista comentou sobre a nova cepa do vírus – a BQ.1 – descoberta no Amazonas e agora no Rio de Janeiro, que tem um escape muito maior da proteção das vacinas, mas não causa infecções mais graves.

“Temos acompanhado o aumento recente de casos. Ocorreu na Amazônia, a identificação dessa subvariante BQ.1, que circula na Europa, Estados Unidos e Ásia, e foi sequenciado no Rio de Janeiro. Há uma estimativa de aumento de casos nas próximas semanas, mas as vacinas protegem com relação a gravidade da doença”, destacou a pesquisadora.

Apesar do aumento da positividade dos testes, as informações divulgadas pela FMS ainda mostram um quadro estável de casos confirmados, internações e de óbitos pela covid-19. A taxa de transmissão da doença também é considerada baixa.

Também nesta segunda-feira (07) o presidente FMS, Gilberto Albuquerque, fez um alerta sobre a baixa procura da população pelos postos de vacinação contra a covid-19. De acordo com o gestor, a queda é significativa, principalmente no público infantil. 

 

Sintomas da covid-19:

Segundo o médico infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Evaldo Stanisla, apesar das novas cepas do vírus, os sintomas da covid-19 continuam sendo os mesmos de antes. "Geralmente são sintomas respiratórios, similares a de um resfriado comum ou eventualmente aos de uma gripe, quando há mais sintomas de febre e mal estar", diz.

Por isso, é preciso se atentar se há:

- coriza;

- dor de garganta;

- tosse;

- dor no corpo;

- mal estar;

- febre.

Os sintomas podem aparecer isoladamente ou todos juntos. Pessoas imunizadas com todas as doses contra a doença e que não têm idade avançada ou problemas de saúde tendem a apresentar sintomas mais leves, sem evolução para casos graves. Para saber se é covid-19, influenza ou apenas um resfriado comum, é preciso fazer um teste laboratorial.

Varíola dos macacos

Em relação a monkeypox (varíola dos macacos), a FMS informou que há 24 casos confirmados em Teresina e nenhuma morte pela doença. Dos 94 casos notificados até o momento, 58 já foram descartados pelo órgão e ainda investiga 12 pacientes suspeitos

Transmissão 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

Erupções cutânea ou lesões de pele
Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
Febre
Dores no corpo
Dor de cabeça
Calafrio
Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

Breno Moreno 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais