Cidadeverde.com

Adenovírus causa quadro de gripe e conjuntivite ao mesmo tempo em crianças

Imprimir

 

Foto: Freepik

 


O fim das restrições da pandemia, como o relaxamento do uso de máscara e a volta total das aulas escolares presenciais, vem causando a proliferação do Adenovírus, um grupo viral que causa doenças respiratórias associadas à infecção nos olhos. O vírus pode atingir qualquer pessoa, mas as crianças vêm sendo o grupo mais afetado pela doença, que está gerando quadros de gripe, resfriados e conjuntivites ao mesmo tempo.
 
O oftalmopediatra, David Kirsch, alerta para o aumento dos casos. “Estamos vivendo uma epidemia de conjuntivite viral em todo o Brasil e que chegou em Teresina, afetando principalmente as crianças. A contaminação acontece por contato com a secreção infectada e os pequenos são muito acometidos devido ao grande contato nas escolas e brincadeiras”, destaca o médico.
 
O especialista explica que em crianças é comum o quadro de “Febre Faringoconjuntival”, com sintomas de gripe, febre, faringite (dor de garganta) e conjuntivite.

“A conjuntivite é caracterizada por olho vermelho, sensação de corpo estranho, saída de secreção aquosa e secreção nos olhos ao acordar. Normalmente é auto limitada e tende a melhorar em torno de 7 e 10 dias, porém, é importante procurar o oftalmologista, pois podem ocorrer algumas complicações devido a reação inflamatória intensa”, ressalta o médico.
 
O tratamento varia de acordo com a intensidade dos casos e pode ser indicado o uso de colírios e, às vezes, anti-inflamatórios para melhorar os sintomas. Por isso, o profissional orienta que é sempre importante buscar o especialista e reforçar os cuidados.

“A melhor forma de prevenir a propagação do adenovírus é adotar medidas básicas de higiene também adotadas na pandemia, como lavar as mãos com água corrente e sabão, utilizar álcool gel 70% e evitar levar as mãos aos olhos. Essas simples ações são eficazes para reduzir os casos de infecção para essa e outras doenças”, pontua David Kirsch.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais