Cidadeverde.com

Laboratório Raul Bacellar passa a realizar exames para diagnóstico de malária

Imprimir

Foto: Divulgação/Ascom FMS 

A Fundação Municipal da Saúde (FMS) informou nesta quinta-feira (10) que o Laboratório Dr. Raul Bacellar já está equipado e com pessoal qualificado para realizar exames de malária.

A malária é uma doença parasitária, por vezes fatal, caracterizada por febre, arrepios e anemia. É provocada por um parasita transmitido de um ser humano para outro pela picada de mosquitos Anopheles infectados.

De acordo com a FMS, para disponibilizar esse serviço houve a capitação do quadro de analistas clínicos para diagnóstico da doença e dos técnicos para coletas, em parceria com o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) da Diretoria da Atenção Especializada (DAE) da FMS, que vão auxiliar no diagnóstico de malária com os coletadores de toda a rede de saúde municipal de Teresina. 

Os exames incluídos na rotina do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar são a Pesquisa de Hematozoarios, também conhecida como pesquisa de Malária ou Gota Espessa e a Pesquisa de Antígenos para Malária. Atualmente a doença está presente em 90 países em todo o mundo e estima-se que existam mais de 200 milhões de casos clínicos e 500 mil mortes provocadas pela malária por ano.

A diretora do laboratório, Lilibeth Sales, fala sobre esse serviço na rede de saúde pública de Teresina. “Com esses dois novos exames a rede pública municipal vai estar disponibilizando a população duas ótimas ferramentas de diagnóstico tanto para Malária quanto para outras doenças causadas por hemoparasitas”, afirma.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, destaca que o Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar recebeu, este ano, qualificação de excelente no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) na sua primeira avaliação.

“O Raul Bacellar presta serviço de excelente qualidade e já teve esse reconhecimento por esse programa. O laboratório atende toda a rede municipal de saúde com as 91 Unidades Básicas de Saúde, 10 hospitais, quatro maternidades e três UPAS. Realiza exames de diversas especialidades, tem modernos equipamentos e corpo técnico qualificado”, diz.

 

 

Da Redação (Com informações da FMS) 
rredacao @cidadeverde.com 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais