Cidadeverde.com

Kennedy Barros é eleito presidente do TCE e promete usar tecnologia contra corrupção

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O conselheiro Kennedy Barros foi eleito na manhã desta sexta-feira (11), por unanimidade, para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele comandará a corte no biênio 2023-2024, substituindo a atual presidente, Lilian Martins. 

Kennedy Barros foi escolhido para a presidência do TCE após o conselheiro Kléber Eulálio, nome natural para a sucessão, abrir mão da vaga para não prejudicar o filho, deputado Severo Eulálio (MDB), que articula uma candidatura para a presidência da Assembleia Legislativa

Kennedy Barros assume a presidência do TCE pela segunda vez. Ele terá como vice, a conselheira Waltânia Alvarenga.

Após a eleição, Kennedy Barros agradeceu aos demais conselheiros e prometeu fazer uma gestão participativa. Para ele, será uma missão difícil e que precisará da ajuda de todos que fazem o Tribunal.  “Agradeço a confiança dos meus pares. Agradecer aos funcionários e dizer que conto com eles para o desempenho da missão. Agradecer também a presidente Lilian, de quem vou receber um Tribunal bem organizado e estruturado”, destacou Kennedy Barros. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O conselheiro destacou também que o Tribunal é um órgão técnico com objetivo de representar bem a sociedade e é zelar pelos recursos públicos, pelo erário público. “É nessa linha que nós vamos procurar atuar. Darei atenção especial ao controle das políticas públicas e a presença do Tribunal em todos os municípios do Piauí”, acrescentou Kennedy.

Outra pauta que deve ser prioridade na gestão do conselheiro Kennedy Barros diz respeito ao combate da corrupção com o auxílio da tecnologia. Para isso, o TCE conta com ferramentas de tecnologia da informação que auxiliam na fiscalização do patrimônio público. 

“Temos hoje um carro que é um laboratório ambulante. Desloco ele pelo estado para comunicação com qualquer computador do Tribunal. Cidadão pode acompanhar obras, licitações, através do site. Toda essa tecnologia está a serviço da população”, acrescentou o conselheiro Kennedy Barros. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A presidente Lilian Martins que continua a frente da presidência do TCE até o dia 31 de dezembro de 2022 disse, ao final da eleição, que está com o sentimento de dever cumprindo e desejou ao eleito sucesso. 

“Conselheiro Kennedy conhece o Tribunal de Contas como ninguém e vai ser brilhante na sua gestão. Estaremos juntos para o que der e vier”, acrescentou a conselheira Lilian Martins.

Também farão parte da mesa diretora do TCE: 

  • Corregedor Geral – Aberlado Vila Nova
  • Ouvidor – Kléber Eulálio 
  • Controladoria Interna – Olavo Rebelo 
  • 1ª Câmara – Flora Izabel 
  • 2º Câmara – Lilian Martins 

Biografia

Joaquim Kennedy Nogueira Barros nasceu em Picos. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Exerceu a advocacia entre 1988 e 2002. Foi Chefe de Gabinete, Assessor Técnico e Assessor Legislativo Especializado da Assembleia Legislativa do Piauí. Foi Deputado Estadual no Período de 1º de fevereiro de 1995 a 31 de janeiro de 1999. Tomou posse no dia 02 de agosto de 2002 no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, por indicação da Assembleia Legislativa.

 

Flash Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais