Cidadeverde.com

Cuidado com o doce: diabetes é sete vezes mais mortal que hipertensão

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Saúde (InCor) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontou que o diabetes tem um impacto 10 vezes maior que as causas de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. A pesquisa apontou também que a glicose elevada provocou sete vezes mais mortes. 

“Estamos falando de uma doença intimamente ligada aos hábitos de vida dos brasileiros e que, portanto, pode ser prevenida. Isso sinaliza que, como sociedade, nosso estilo de vida não caminha na direção certa”, comenta o nutricionista Diogo Cirico.

Uma rápida análise dos dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde explica a sexta posição do Brasil no ranking de maior incidência de diabetes.

“Entre 18 e 26% dos adultos que moram em capitais brasileiras se declararam obesos; entre 6,8 e 25,74% disseram consumir refrigerantes mais de cinco vezes por semana; de 10,79% a 23,83% afirmaram comer doces 5 ou mais vezes por semana e de 39,65% a 50,86% confessaram que não praticam atividade física suficiente. Esses números demonstram que os hábitos do brasileiro precisam melhorar”, enumera o nutricionista.

A saúde da população brasileira, diz o nutricionista, é uma bomba prestes a explodir. 

“A diabetes é uma doença crônica provocada principalmente por maus hábitos de vida, como alimentação de baixa qualidade, excesso de calorias, tabagismo, sedentarismo, alto consumo de álcool e de açúcar. Na média, o brasileiro come poucas frutas, verduras e legumes e muitos alimentos ultraprocessados, que têm baixíssimo valor nutricional. Eles não têm fibras, vitaminas nem minerais. São um grande fator de risco para a diabetes”, alerta.

Mas, uma vez diagnosticada, Diogo explica que é preciso saber escolher o que colocar no prato para não provocar complicações que levem a doenças mais graves. Além das doenças cardiovasculares, o diabetes também é o responsável por 70% das amputações de pernas e pés e a maior causa de cegueira no mundo.

“É possível manter a doença controlada com bons hábitos, como alimentação adequada e atividade física. Refrigerantes, bolos, sucos industrializados, sorvetes e doces devem ser evitados ao máximo. Os carboidratos presentes nos cereais integrais, frutas, verduras e legumes estão liberados”, completa o especialista.

Mas não é só o açúcar que faz mal aos diabéticos. “A gordura saturada das carnes em geral, dos alimentos embutidos, lácteos integrais, molhos industriais; caldos concentrados; bacon e massas folhadas também traz problemas e deve ser evitada”, afirma. Fontes de gordura indicadas para esses pacientes são as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), azeite de oliva extra virgem, abacate e ovos.


PREVENÇÃO

Evitar o surgimento da doença é, segundo o nutricionista, algo muito simples na teoria: bastaria manter hábitos de vida saudáveis. Na prática, porém, Cirico reconhece que é bem mais complicado.

“Hábito é algo diário, precisa contemplar uma mudança de mentalidade. E isso é difícil porque manter bons hábitos é uma tarefa que demanda tempo. Você precisa de tempo para fazer as atividades físicas, precisa de tempo para planejar a alimentação durante a semana, fazer as compras e cozinhar. Em um mundo cada vez mais corrido, essa é a maior dificuldade”, afirma.

Entre as recomendações de combate e prevenção ao diabetes estão a prática de atividade física pelo menos três vezes na semana (ou pelo menos 150 minutos semanais); ter boas noites de sono e uma dieta balanceada.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais