Cidadeverde.com

Semar publica nota técnica sobre manchas de óleo nas praias do Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação/Semar 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) publicou nesta sexta-feira (18) uma nota técnica sobre as manchas de óleo encontradas no litoral piauiense nas últimas semanas.

De acordo com o documento, a Semar destaca que desde o dia 17 de outubro, data do surgimento do resíduo no Piauí, vem realizando diversas ações com o apoio do grupo de trabalho formado pelo IBAMA, ICMBio, Capitania dos Portos do Piauí, Instituto Tartarugas do Delta - ITD e Prefeituras de Parnaíba e Luís Correia como:

  • O monitoramento das praias do litoral do Piauí;
  • A coleta de amostras dos resíduos de óleo e encaminhamento para análise na Universidade Federal da Bahia;
  • Mutirões de limpeza nas praias Pedra do Sal, Canto do Vieira, Pontal, Atalaia e Peito de Moça.

Nos 30 dias de monitoramento, a Secretaria informou que foram registrados vestígios de resíduos de óleo em dez praias piauienses. Elas são: Pontal em Ilha Grande; Pedra do Sal e Canto do Vieira em Parnaíba; Atalaia, Barro Preto, Peito de Moça e Coqueiro em Luís Correia- PI; Barra Grande, Morro Branco e Itans em Cajueiro da Praia.

A Semar explica ainda que o composto foi encontrado em formato de “bolotas”, de forma espaçada, geralmente na linha da última maré alta. Ao todo, já foram coletados 259,15 kg de óleo que estão armazenados temporariamente nos respectivos municípios.

Considerando a pequena quantidade de fragmentos coletados nos últimos dez, a Semar esclarece que o monitoramento da Secretaria ocorrerá de forma remota, com o apoio dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Coreia e Cajueiro da Praia que informarão as ocorrências e quantidades de resíduos coletados ao Grupo de Trabalho, pelos próximos dez dias, em que será feita uma nova avaliação.

A Semar orienta ainda que a população não entre em contato com o óleo e que se houver toque a recomendação é retirar a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lavar com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, a orientaçaõ é procurar uma Unidade Básica de Saúde.

 

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais