Cidadeverde.com

Presidente presta homenagens e destaca avanços nos 131 anos do TJ do Piauí

Imprimir

Fotos: Nataniel Lima/Cidadeverde.com 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, destacou como um dos avanços da corte a agilidade nos julgamentos. O balanço de ações ocorreu nesta sexta-feira (18) ao comemorar 131 anos do TJ, instância maior do judiciário no estado. Várias autoridades foram homenageadas. 

“Um processo aqui no Tribunal durava em torno de 3 anos e meio [para ser julgado] e hoje dura apenas 1 e 10 meses. Isso é um avanço considerável. Isso atende as demandas e soluciona os conflitos da sociedade”, destacou o desembargador.

Durante a sessão em homenagem aos 131 anos, houve a celebração dos resultados alcançados pela gestão no ano de 2022 e homenagens. Ao todo, 13 autoridades receberam a medalha Grão Mestre, como a governadora Regina Sousa (PT) e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos).

O desembargador destacou também que o TJ tem uma longa história de serviços prestados à sociedade piauiense.

“Hoje estamos nesse prédio moderno que atende nossa necessidade e ao longo dos 131 anos estamos coroando com muitas realizações e avanços. A sociedade tem uma Justiça célere e que atende a sociedade com encurtamento dos prazos”, acrescentou o desembargador.

O presidente do TJ destacou ainda que o Tribunal busca atender a população em outras áreas. E uma das novidades que o desembargador ressaltou diz respeito à inclusão digital.

“Já temos salas para inclusão digital, onde qualquer pessoa pode se deslocar e utilizar a internet para suas necessidades e audiências quando for convocada para tanto, mas vamos espalhar isso para todos os estados”, disse  o desembargador.

Atualmente, esse projeto já está em funcionamento em Teresina. E a intenção, segundo o desembargador é que esse projeto seja ampliado para todos os 224 municípios piauienses através do novo gestor que deve assumir em 2023.

“O novo gestor vai implantar isso com toda facilidade, inclusive com o apoio dos municípios para tanto. Fora isso estamos plenamente implementados no juízos 100% digital. Que o desenrolar dos processos sem uso de papel e sem a presença das partes parando o juiz”, completou o desembargador.

A governadora Regina Sousa (PT) falou sobre a felicidade em receber a medalha em reconhecimento ao seu trabalho ao longo dos anos no Piaui.

“A gente que recebe a homenagem fica feliz porque é alguém que reconhece alguma coisa na gente. Eu me sinto lisonjeada de ter merecido essa honraria do Tribunal de Justiça pelo trabalho que venho fazendo e quero continuar fazendo”, destacou a governadora.

Diplomas de Medalha Grão Mestre/Grande Oficial/Cavaleiro

1. Carlos Eduardo Contar -Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul - Grão Mestre

2. Desembargador José Laurindo de Souza Netto, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Grão Mestre

3. Álvaro Kálix Ferro - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - Grão Mestre

4. Desembargador Edson Ulisses de Melo - Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe - Grão Mestre

5. Carlos Augusto Pires Brandão - Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal - Grão Mestre

6. Margarete de Castro Coelho - Deputada Federal - Grão Mestre

7. Gildásio Guedes Fernandes - Reitor da Universidade Federal do Estado do Piauí - Grão Mestre

8. José Pessoa Leal - Prefeito de Teresina - Grão Mestre

9. Eduardo Henrique Rosas - Juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do DF - Grande Oficial

10. Promotor de Justiça do Estado do Piauí, Rodrigo Roppi de Oliveira, Subprocurador Geral de Justiça Administrativo - Grande Oficial

11. Promotor de Justiça do Estado do Piauí, João Malato Neto, Subprocurador Geral de Justiça Jurídico - Grande Oficial  

12. Governadora do Estado do Piauí Maria Regina Sousa - Grão Mestre

13. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante - Presidente do Fecomércio-PI - Grão Mestre

 

Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais