Cidadeverde.com

Prefeito estuda desvio no rio Marataoan

Imprimir
Foto: Yala Sena/CidadeVerde.com
 
O prefeito de Barras, 119 quilômetros ao norte de Teresina, havia pensado em um dique. No entanto, Manin Rêgo foi orientado por técnicos e anunciou nesta sexta-feira (22) a construção de um canal para desviar o curso do rio Marataoan. A obra, avaliada em R$ 30 milhões, deve evitar uma nova tragédia na cidade. O rio inundou oito bairros por completo na enchente deste ano.
 
A obra foi sugerida pelo diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí - Idepi -, Norberlino Lira, e deve ter dois quilômetros de extensão com 60 a 100 metros de largura, começando na entrada da cidade, desde o bairro São Cristóvão, até o riacho Santo Antônio.
 
Em 2009, as enchentes deixaram submersos os bairros Xique-Xique, Prainha, Boa Vista, Riachim, Pedrinhas I e II, São Cristóvão, e Pipoca. As casas do bairro ficaram completamente cobertas pelas águas.
 
As enchentes em Barras atingiram mais de 15 mil pessoas. Das 3.048 famílias desabrigadas, cerca de mil já retornaram para suas casas. Foram 700 habitações destruídas e outras 398 que precisam ser recuperadas. A estimativa é de que sejam necessários R$ 21 milhões para a recuperação de casas, ruas esburacadas, e estradas cortadas.
 
Yala Sena (enviada especial a Barras)
Fábio Lima (da Redação, em Teresina)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: