Cidadeverde.com

Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste segue até às 17h deste sábado (03)

Imprimir

Fotos: Ascom/FMS 

Um total de 136 postos estão abertos até as 17h deste sábado (03) nas zonas Sul e Sudeste para a campanha de vacinação contra a raiva em Teresina. A quarta e última etapa da campanha tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a doença.

Um desses animais foi o cãozinho Alvin, de três anos. Seu tutor, Rogério Paulino, esteve presente na manhã de hoje (03) no posto drive-thru disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no estacionamento do Piauí Center Moda, no bairro Redenção. “Eu estou sempre atento à saúde dele e trago para se vacinar todos os anos”, comentou o tutor.

A lista dos locais está disponível no site https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos, além de informações como endereço e um link para acesso pelo Google Maps. Conforme dados da FMS, já foram vacinados 72.753 animais das zonas Norte e Leste no último sábado (26) totalizando 86,58% de cobertura vacinal.

Paulo Marques, gerente de Zoonoses da FMS, pede aos teresinenses que não deixem de comparecer aos postos. “Pedimos as pessoas para trazerem todos os seus cães e gatos para serem vacinados. A raiva é uma doença que não tem cura, tanto para os animais como as pessoas, e a única forma de se proteger é vacinando”, diz o gerente, que ressalta ainda que a vacina é segura e gratuita.

Paulo Marques ressalta ainda que a vacina também está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina. “Se por algum motivo você não conseguiu levar seu animal na campanha, basta trazer ao centro de zoonoses que ele será vacinado”. O atendimento acontece de todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) de 8h às 15h.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais