Cidadeverde.com
Vida Saudável

Piauí apresenta leve redução de casos de Covid-19, diz boletim da Sesapi

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O Piauí apresentou leve redução nos casos de Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente ao período de 4 a 10 de dezembro.

Recentemente o estado estava apresentando um aumento nos casos, o que fez a governadora Regina Sousa (PT) publicar decreto determinando o uso de máscara facial em ambientes fechados no Piauí.

Os casos ainda estão em alta, mas a variação saiu de 524% para 391% dos casos de Covid. Em relação a óbitos, também teve uma redução de 100% para 14%, sendo considerado em estabilidade. 

Outro ponto importante apresentado pelo boletim foi uma redução no Índice de Transmissibilidade da doença, em comparação aos últimos sete dias de 1,85 para 1,54. A taxa de positividade dos testes RT-PCR caiu de 44,9% para 39%. 

Já nos casos de internação ocorreu um aumento, com leitos clínicos por Covid-19 de 76 para 84, nos últimos sete dias. E as UTI’s apresentaram um aumento de 13 leitos ocupados para 24. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um leve aumento, passando de 2 para 5 internados.

O boletim aponta que 53% dos leitos clínicos e 75,6% das UTIs exclusivas para a Covid-19 estão ocupadas.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a redução no número de casos e a queda no índice de transmissibilidade são muito animadores. “Significa que os nossos esforços em cumprir as medidas sanitárias estão dando resultado. E é importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença”, afirmou. 

O secretário de estado da saúde, Neris Júnior afirma que as vacinas são essenciais para que todos fiquem protegidos. “Devemos continuar usando as máscaras para que a gente siga protegido e, muito em breve, vamos estar de volta à rotina sem hospitalização ou morte”, diz Neris.

Bárbara Rodrigues (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Imprimir