Cidadeverde.com
Cidades

Teresina vacinou mais de 84% dos animais contra a raiva, diz FMS

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou contra a raiva o total de 162.700 animais das zonas urbanas e rurais da capital, totalizando 84,97% de cobertura vacinal. Nas zonas urbanas foram vacinados um total de 139.150 animais, já na zona rural foram vacinados um total de 23.550 animais.

A vacina da raiva animal está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina.

“Se por algum motivo você não conseguiu levar seu animal na campanha, basta trazer ao centro de zoonoses que ele será vacinado”, afirma Paulo Marques, gerente de zoonoses. O atendimento acontece todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) de 8h às 15h.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça Paulo Marques.

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir