Cidadeverde.com

Chico passa por reavaliação e futuro do macaco é indefinido

O futuro do macaquinho que vem ganhando o noticiário após ser flagrado em atividades domésticas é indefinido. Atualmente, Chico passa por reavaliação para analisar se está apto para ser solto em uma nova área e com um novo grupo de primatas da mesma espécie. O macaco-prego foi apreendido duas vezes após ser flagrado lavando louças, roupas e amolando faca. 

A última captura ocorreu na cidade de Aroazes, a 219 km de Teresina, onde foi solto em uma área de santuário de bichos. Contudo, dias após essa soltura foi flagrado em  afazeres domésticos e trazido novamente para Teresina, onde passa por reavaliação. 

Ao Cidadeverde.com, o Ibama informou que "Chico apresenta uma boa condição clínica e nutricional, fato importante que demonstrou sua capacidade de buscar fontes de alimentação neste período após a soltura em vida livre", informou o Ibama após avaliação de biólogos e veterinários do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui (Semar). 

No nomento Chico, que é monitorado por chip, está em acompanhamento para depois ter seu futuro definido. 

"Considerando o fato desse afastamento do grupo dos macacos soltos e que o macaco Chico conseguiu chegar a uma comunidade, mantendo aproximação das casas e pessoas, será conduzida uma nova avaliação técnica para analisar seu comportamento biológico. Após esta nova etapa, será possível estabelecer se ele estará apto a ser solto em uma nova área com um novo grupo de primatas da mesma espécie", inform o Ibama. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais